Categories
Uncategorized

Contagem final: a luta continua

Feitas as contas nesta madrugada, a candidatura ARROIOS BASE teve 439 votos, 3,57%, ficando a 80 votos do último classificado, o Chega, que elegeu um membro para a Assembleia de Freguesia, com 519 votos. A BASE, uma candidatura espontânea, feita com meios extremamente limitados, no meio de uma pandemia, conseguiu assim ficar no limiar do terreno ocupado por partidos com máquinas eleitorais profissionais e funcionais a nível nacional.

Este resvés que poderia ser interpretado enquanto uma morte na praia, enquanto um tiro no escuro que quase quase alcança o alvo, serviu, no entanto, para criar escola e dar consistência a projetos futuros. Adquirimos experiência, criamos novas cumplicidades, consolidámos linhas de intervenção e pesquisa, mas mais do que tudo o resto, aquilo que era óbvio nas ruas concretizou-se no papel: há dinâmicas de intervenção e de mobilização que escapam ao enquadramento da política convencional, e essas dinâmicas têm força e capacidade para se fazerem notar.

A luta continua. A solidariedade, a autonomia e a ecologia que nos deram nome continuam também, não daqui a 4 anos, mas já hoje.

Arroios BASE